Essa é uma revisão anterior do documento!
Usina de Composição
Chegando à vidraria, as matérias-primas são encaminhadas para a “usina de composição” que tem a função de armazenar, dosar e misturar os materiais.
Fazer vidro é semelhante a cozinhar. A usina de composição é semelhante à parte da cozinha onde se guardam os mantimentos e se faz sua dosagem seguindo a receita do bolo.
A usina de composição é constituída de silos de armazenagem, pelo menos um para cada material, balanças dosadoras e um misturador para misturar todos os materiais e homogeneizar a composição, semelhante a uma batedeira, que será em seguida enfornada e fundida para se tornar vidro.
Um esquema de usina de composição é apresentado na Figura 44. Por intermédio de elevadores de canecas e esteiras as matérias primas são conduzidas aos seus respectivos silos. Sob cada silo existe uma balança responsável por dosar cada material. Todos os materiais já pesados são conduzidos a um misturador que em poucos minutos gera uma mistura homogênea de todos eles.
O caco não entra no misturador, mas é igualmente dosado e acrescido à mistura na saída do misturador. A composição assim pronta é conduzida ao forno de fusão.
Figura 44: Esquema de uma usina de composição.
A receita que estabelece a quantidade necessária de cada material para produzir o vidro que precisamos é chamada de “cálculo de composição” e com essas informações se regulam as balanças que vão preparar a mistura para garantir a obtenção de um vidro com a composição química adequada.